segunda-feira, 29 de dezembro de 2014



O que é um japamala?

Japamala de 108 contas confeccionado com sementes de rudraksha

Rosários são objetos presentes em diversas culturas e religiões como o islamismo, catolicismo, cristianismo ortodoxo, judaísmo, budismo, hinduísmo e muitas outras. São utilizados para contar as orações, para repetir uma mentalização determinado número de vezes, para a proteção contra energia negativa e mesmo para relaxar e aliviar o stress. O japamala é um tipo de rosário utilizado por adeptos de diversas práticas mentais e espirituais originárias no oriente.
A palavra japamala vem do sânscrito onde “jap” significa “murmurar, sussurrar” e “mala” quer dizer “cordão, colar”. Existem de diversos tipos, tamanhos e materiais e podem ter uma quantidade diferente de contas de acordo com a cultura.


Um japamala é geralmente composto por 108 contas e o “meru”, conta central que marca o início e o fim do mala. Existem também japamalas menores, com 54 ou 27 contas, todas divisões de 108. Segundo a filosofia yogui, ao se completar o circuito de 108 repetições da oração, mentalização ou mantra, alcança-se um estágio superior na consciência chamado de transcedental (o estágio que ultrapassa as fixações da mente, mantendo a consciência concentrada em si mesma).



                            Japamala de 54 contas em sementes de rudraksha e detalhes em metal
São muitas as teorias sobre o porquê de 108 contas. A mais popular é a de que se trata de um número consagrado por razões matemáticas, físicas e metafísicas. Atribui-se este número como produto de operações matemáticas simples, como por exemplo: ao se multiplicar 1 por ele mesmo (1¹), 2 ao quadrado (2²) e 3 elevado ao cubo (3³), a equação é 1 x 4 x 27 = 108. Outra relação possível é a de que o alfabeto sânscrito possui 54 letras (ou fonemas) masculinos e 54 femininos, resultando em 108 fonemas. Além dessas, existem muitas outras teorias. 

Não importa qual sua orientação religiosa, espiritual ou mental. Estes objetos e práticas colocam nossa energia em movimento enquanto ajudam a nossa mente a liberar tensões condensadas pelo ritmo cada vez mais acelerado das tarefas cotidianas. Uma mente livre e "limpa" é capaz de concentrar-se de forma equilibrada no que é necessário e verdadeiro para cada momento, selecionando a essência da aparência para traduzir a mudança interior em transformação exterior. 


                                                      Japamala de 27 contas em hematita
http://maosocupadas.blogspot.com.br/p/japamala.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário