sexta-feira, 7 de novembro de 2014
O aluno questiona: Como poderei chegar à vida suprassensorial para ver e ouvir Deus?
O mestre responde: Filho meu, se puderes ficar um instante onde não vive nenhuma criatura, então ouvirás o que Deus diz.
Aluno: Esse lugar fica perto ou longe?
Mestre: Está dentro de ti mesmo e, se ficares por um momento em silêncio, se souberes calar tua vontade e teus sentidos, então ouvirás a indizível Palavra de Deus.
Aluno: E como poderei escutá-Lo, apenas detendo meus pensamentos e minha vontade?
Mestre: Quando a vontade e os pensamentos de tua egoidade estiverem em silêncio; quando tanto teu intelecto quanto tua vontade estiverem calmos e passivos antes as impressões da Palavra e do Espírito eternos; quando tua alma for capturada pela abstração santa, então a audição e o falar eternos serão revelados dentro de ti: Deus mesmo ouvirá e verá através de ti, pois nesse momento és um órgão de Seu Espírito, e Deus fala em ti e sussura a teu espírito, e teu espírito escuta Sua Voz.
Aluno: E o que faz que eu não consiga?
Mestre: Tua própria audição, tua visão e tua vontade; e, porque tu estás em oposição com o lugar de onde provéns. Tua vontade te separa da vontade de Deus e tua própria visão te faz ver unicamente tua própria vontade. Obscurecido pelos objetos de teu desejo, ficas cativo da natureza; ata-te com tuas próprias cadeias e mantém-te em tua própria e escura prisão, que tu mesmo fizeste, e não te podes livrar e chegar ao estado suprassensorial.
Aluno: Essas são duras palavras, mestre...
Mestre: Se renunciares ao mundo chegarás àquilo a partir do qual o mundo foi feito. Se perderes tua vida, encontrarás a vida Naquele pelo qual renunciaste a ela; tua vida estará em Deus.
Jacob Boehme ("Sobre a vida suprassensorial")
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário