sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

HO'OPONOPONO - A incrível Arte de Cura dos antigos kahunas do Havaí.

1ª parte - HISTÓRIA

Técnica de Cura Ancestral.

O Ho’oponopono é um sistema de Cura, de Resolução de Problemas e de Transformação. Trata do perdão, do amor e de tomar responsabilidade pelas nossas vidas. É um método ancestral havaiano para sanar problemas erestabelecer a identidade divina.

Antiga Técnica Kahuna Havaiana.
 
Em HavaianoHoo significa “causa”, e ponopono quer dizer“perfeição”.  Ho’oponopono literalmente significa “corrigir um erro” ou “tornar certo” ou ainda “acertar o passo”; na língua original falada no Havaí. Um erro é uma memória (ou memórias) que em forma de dados reproduzindo-se na mente subconsciente.


Ancestral Kahunas do Havaí.

O Ho’oponopono tradicional faz parte do sistema de cura Kahuna. É o nome que o empresário/pesquisador americano Max Freedom Long deu à sua versão do espiritualismo dos povos antigos do Havaí.(ler mais sobre os Kahunas no endereço: 
http://magiadailha.blogspot.com/2012/02/quem-eram-os-kahunas.html

HO 'OPONOPONO Relacionamento com a DIVINDADE.

O Ho’Oponopono é um dom profundo que nos permite desenvolver um relacionamento funcional com a Divindade interior e aprender a pedir que, em cada momento, os nossos erros de pensamento, palavras, feitos ou ações sejam purificados. O processo diz essencialmente respeito à libertação, à completa liberdade em relação ao passado.


Morrnah Nalamaku Simeona que reinventou a técnica.

Há duas técnicas de Ho’Oponopono
- interpessoal ou tradicional que requer a participação de todos no processo de reconciliação, da solução de problemas.
- intrapessoal, ou Identidade Própria, outra técnica onde você se comunica diretamente com a Divindade.
 

A Sacerdotiza Curadora

 O HO’OPONOPONO Intrapessoal ( parece ser mais eficiente que a primeira técnica) foi resgatado e atualizado  de antigas tradições Huna pela senhora Morrnah Nalamaku Simeona( *1913 Honolulu- +1992 Alemanha), uma “Kahuna  Lapa'au” ou sacerdotisa curadora, que ensinou versão atualizada do Ho’oponopono em todo os Estados Unidos, Ásia e na Europa. Ela mesclou  a antiga técnica com seus conhecimentos cristãos/evengélicos que recebeu. Dr. Ihaleakala Hew Len, aprendeu com ela, tornando-se seu ajudante (por dez anos) sucessor e divulgador do processo.

Dr. Len e a senhora Simeona

A Sra Simeona foi considerada um tesouro vivo do Havaí em 1983 pela Hongwanji Mission of Honolulu e pelo Legislativo do Estado do Havaí.

No Brasil, o conhecimento da técnica se deu pelo livro“Limite Zero” do Dr. Joe Vitale (escritor americano) e do próprio Dr. Ihaleakala Hew Len.



  Como Dr Len empregou o Ho ‘Oponopono Intrapessoal

Dr. Ihaleakala Hew Len, PhD em psicologia, foi trabalhar num Hospital Estatal do Hawai, onde ficou durante três anos.O pavilhão que lhe foi destinado, psiquiátrico, encerravam os criminosos e loucos e era tão perigoso que os psicólogos que ali iam trabalhar, desistiam do serviço em um mês. A maior parte dos profissionais ficavam doentes ou simplesmente renunciavam. As pessoas que atravessavam esse pavilhão caminhavam com as costas contra a parede, temerosas de serem atacados por seus pacientes. Não era um lugar agradável para viver, trabalhar ou visitar.


Paciente do Hospital ala psiquiátrica.
 
 O Dr. Len assinou um acordo de ter um escritório no hospital e revisar as fichas desses pacientes. Ao revisar as fichas começou a trabalhar consigo mesmo, usando antigas técnicas de cura havaiana, aprendida com a Sra Simeona.Enquanto fazia isso, mesmo sem nunca ter visto os pacientes, eles começaram a se curar.



Depois de alguns poucos meses, foi permitido aos pacientes que deviam estar acorrentados, caminhar livremente; outros que tinham que estar fortemente medicados começaram a diminuir sua medicação. E aqueles que jamais teriam nenhuma possibilidade de ser liberados, tiveram alta. E não foi só isso: os demais atendentes começaram a ir feliz para o trabalho.A ausência e as mudanças de pessoal diminuíam, enquanto aumentava a lista de pacientes que eram liberados, até que o pavilhão fechou.



Dr. Len explicando a técnica Ho'Oponopono.

A Facilidade do Ho’Oponopono
Segundo Dr. Len ele apenas pegava as fichas nas mãos e dizia firmemente: “Sinto muito” e “Te amo”, muitas vezes! (fácil assim...) Dr. Len explica que ele não estava curando os pacientes mas curava aspectos “doentes” nele próprio. Isto era uma prova que algo que você experimenta e não gosta, está ali para que cure. Isso não existe, por assim dizer, exceto como projeções (do Ego) que saem de seu interior. O problema não está com eles, está em você e para mudá-los, é você primeiro que deve mudar.

HO'OPONOPONO AMAR a SI MESMO.

Assim Dr.Len começou a compreender sua própria cura e que, o Ho'Oponopono significava: Amar a Si Mesmo. 
No desenrolar do processo Ho’oponopono, Morrnah (a “criadora” do processo) foi orientada a incluir as três partes do eu, que são a chave para a Auto-identidade. 


Essas três partes, presentes em cada molécula da realidade, são chamadas de Unihipili (criança/subconsciente), Uhane (mãe/consciente) e Aumakua (pai/superconsciente). Quando esta “família interna” encontra-se alinhada, a pessoa está em sintonia com a Divindade, acontece o equilíbrio e a vida começa a fluir. O Ho’oponopono auxilia na restauração do equilíbrio, primeiramente no individuo e depois em toda a criação.

O HO' OPONOPONO Restaura o Equlíbrio.

“Se deseja melhorar em tudo, deve antes Curar sua vida. Se deseja curar qualquer outro, ainda que seja um criminoso mentalmente doente, faça-o curando a si mesmo.” 
“O resultado é que, amar a si mesmo é a melhor forma de melhora-se e enquanto você melhora a si mesmo, melhora seu mundo”. Dr. Len

http://magiadailha.blogspot.com.br/2012/05/hooponopono-incrivel-arte-de-cura-dos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário